Associação de Táxis de Ponta Delgada passa a trabalhar com a aplicação Taxi-link

A Associação de Táxis de Ponta Delgada começa, no próximo dia 1 de Maio, a utilizar a aplicação Taxi-link, que já está presente em algumas das maiores cidades do país. A notícia foi avançada pelo Presidente desta Associação, António Feleja, e pelo sócio fundador da Geolink, Michel Ferreira, empresa que desenvolveu e gere a aplicação.
Ao Correio dos Açores, Michel Ferreira explica que esta aplicação “informatiza todo o processo de uma central de táxis”.
“Desde que entra uma chamada telefónica até que o serviço termina. O ideal é que termine com uma avaliação dada pelo cliente, entre 1 ou 5 estrelas, ao táxi e à viagem em si. Tem esses dois parâmetros”, refere.
O sócio fundador da empresa destaca que “os operadores continuam a ser os mesmos que trabalham na Associação de Táxis de Ponta Delgada, mas em vez de atenderem por telefone passam a atender por um computador que já suporta uma série de informação que é fornecida ao operador”.
Com esta nova aplicação “todo o sistema passa a ser silencioso e tudo passa a ser feito em milésimos de segundos”, realça Michel Ferreira, que explica igualmente que após o pedido ser efectuado pelo cliente “é o sistema informático que consulta a localização de todos os táxis na ilha de São Miguel. Faz essa consulta em função das regras. Por exemplo, um serviço de Ponta Delgada é atribuído a táxis de Ponta Delgada, um na Ribeira Grande é atribuído aos táxis locais e na Lagoa a mesma coisa. Mesmo em Ponta Delgada é escolhido o táxi que está mais perto ou na zona há mais tempo, para ser ele a fazer esse serviço”.
Michel Ferreira explica ainda que quando o taxista recebe uma notificação com o serviço que lhe é atribuído directamente para o smartphone, tem de o aceitar, para que se possa dar seguimento ao restante processo.
“Ao aceitá-lo, o sistema obtém logo a localização do táxi, o número dele e despoleta automaticamente um sms para o número de quem ligou. O cliente fica a saber qual o táxi que irá fazer o serviço e a hora estimada de chegada ao local. A pessoa recebe também um link onde poderá seguir o carro até este chegar a si. Por esse mesmo link, é depois convidada a comentar e a avaliar a sua viajem”, salienta.
O empresário responsável por esta aplicação que está disponível para Android e IOS e que pode ser descarregada em cerca de 1 minuto “cobre já uma parte do território muito substancial e é a que tem maior cobertura a nível nacional. Estamos presentes em Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa e mesmo na Região Autónoma da Madeira. A partir de 1 de Maio estaremos também na ilha de São Miguel”.
Michel Ferreira destaca igualmente que o acto de “descarregar a aplicação é completamente gratuita. Para fazer o registo basta apenas colocar o seu número de telefone e depois receberá um sms de confirmação”. A nível de investimento inicial na central, avança que este “será pequeno. Com monitor e com o computador não chegará aos 1000 euros”.

Associação de Táxis de Ponta Delgada considera que esta aplicação trará benefícios aos profissionais e aos clientes
A luz verde para o arranque deste projecto foi dada no inicio desta semana, no seguimento de uma Assembleia-geral da Associação de Táxis de Ponta Delgada. O seu Presidente, António Feleja, começa por destacar o facto de esta aplicação “ser uma clara mais-valia para os taxistas”. O Presidente da Associação de Taxis de Ponta Delgada admite que “uma percentagem muito pequena ficou com um pé atrás, mas a maioria percebe que o futuro é este. Isto é uma questão de mentalidade e é preciso induzir aos outros colegas que esta será uma mais-valia. Isto não volta mais para trás”.
António Feleja explica que os rádios permanecerão ainda em actividade após o dia 1 de Maio, “durante uma fase de adaptação de três ou quatro semanas”, mas que o objectivo passa por deixar de utilizar este meio nos veículos.
O representante da Associação destaca ainda algumas das vantagens que esta nova aplicação trará aos profissionais: “Com a aplicação podemos andar pela baixa de Ponta Delgada. Se não quero parar nesta praça vou para outra e até podemos andar a circular sem estarmos em praça. O sistema será ao contrário do que existe agora. Hoje em dia temos de estar fisicamente na praça à espera que o cliente entre ou que nos chamem via rádio. Este sistema da Táxi-link será também mais justo para os próprios taxistas”, garante.
O representante dos taxistas sublinha igualmente que para os clientes, passará agora a ser mais fácil pedir um táxi.
“Com esta aplicação, quem nos visita e que pode não ter acesso aos nossos números, já sabe que a aplicação, a Táxi-link Açores, passa agora a existir. Deixa de necessitar de terceiros para chamar um táxi (…) mesmo para o nosso cliente habitual será tudo como dantes. Telefona para a Central, só que a atribuição do serviço ao taxista será diferente. Em vez de ser por rádio passará a ser de forma digital”, explica.
António Feleja realça que com esta aplicação, “os clientes podem passar a escolher o tipo de táxi que querem (de 4, de 6 ou de 8 lugares). Se o pedido for efectuado por telefone, pede isso ao operador e é o sistema quem vai buscar o tipo de táxi pretendido pelo cliente”.
A nível individual, cada taxista terá de adquirir um smartphone que será utilizado exclusivamente para trabalhar com este sistema. A Associação disponibilizará “um cartão de internet que terá um custo mensal de 2,5 euros”, afirma.
Para dar formação a estes profissionais, virão a São Miguel dois técnicos da empresa responsável por esta aplicação. António Feleja explica que para garantir uma melhor gestão do serviço serão criadas três zonas.
“Vamos trabalhar com 3 zonas; a zona alta, a zona baixa e a zona do SolMar. A zona alta dirá respeito aos Arrifes, Relva, Mosteiros, Bretanha, São Vicente Ferreira e até ao Farropo. A baixa fará Vila Franca e até o Cabouco, caso não existam táxis disponíveis na Lagoa e esteja algum táxi de Ponta Delgada a circular pela Lagoa. Nós trabalhamos em três cidades (Ponta Delgada, Ribeira Grande e Lagoa) ”, realça.
Com a entrada em funcionamento da Taxi-link a partir do dia 1 de Maio, a Associação de Taxis de Ponta Delgada comprometeu-se a pagar 10 euros mensais por cada táxi.
“Esta empresa vai disponibilizar-nos o software e alguns quiosques nos hotéis. A nível de central, todo o serviço que é já habitual e for atendido pelos nossos operadores, não temos de pagar nada. Todo o serviço que seja atribuído pela plataforma terá um custo de 30 cêntimos por serviço”, explica.

Criação de novas praças de táxis
Já numa outra vertente, António Feleja avançou que irão ocorrer várias alterações nas praças de táxi actualmente existentes na cidade de Ponta Delgada. A primeira delas passa, desde logo, pela retirada dos dois locais existentes na Praça Gonçalo Velho, que irá ser alvo de uma intervenção urbanística.
“As duas que existem na Praça Gonçalo Velho, nas Portas da Cidade vão desaparecer. Vai ser criada nessa zona uma nova praça, de 15 lugares, na Avenida, onde actualmente param as carruagens e as motas”, refere.
Também no Largo José Bensaude irá nascer uma nova praça de táxis com cinco lugares. Com capacidade para quatro lugares será criada outra no Largo 2 de Março.
Na Avenida Infante Dom Henrique (Marginal) serão criados dois novos locais. Um deles será junto à zona do antigo hospital e o outro será junto do Hotel Azor.
“Justifica-se ter uma praça nesse local. Estes são hotéis com bastante actividade e o lema do táxi é estar o mais próximo do cliente possível”, realça o Presidente da Associação de Táxis de Ponta Delgada.
António Feleja afirma ainda que irá reunir com a Câmara Municipal de Ponta Delgada “dentro de duas semanas” para discutir estas novas praças de táxi.
A Associação de Taxis de Ponta Delgada junta presentemente cerca de 90 associados distribuídos pelos concelhos de Ponta Delgada, Ribeira Grande e Lagoa.