Táxi-Link tem tido “adesão muito positiva” e traz mais-valias para os utilizadores de táxi

Táxi-Link tem tido “adesão muito positiva” e traz mais-valias para os utilizadores de táxi

Ainda só começou a funcionar no início do mês de Maio, mas a Taxi-Link está a ter uma “adesão muito positiva” por parte dos clientes da Associação de Táxis de Ponta Delgada. Esta foi a resposta da Associação, que reúne profissionais de Ponta Delgada, Ribeira Grande e Lagoa, a uma demanda do mercado. Trata-se também de “um salto para o futuro” em termos de inovação e até de diferenciação a que os taxistas também aderiram.
O Presidente da Associação de Táxis de Ponta Delgada afirma que até mesmo os taxistas que não estavam tão familiarizados com as novas tecnologia “que eram as pessoas que achávamos que iam ter mais dificuldades também se adaptaram bem e estão-se a adaptar”. Ainda não está tudo afinado, mas o feedback dos taxistas também é muito positivo, apesar de algumas “desconfianças iniciais sobre a plataforma”, que permite pedir um táxi através de um smartphone e saber logo o valor que vai custar a viagem e quanto tempo vai demorar o táxi a chegar ao local combinado.
António Feleja diz que um dos pontos de honra da Associação a que presidente há dois anos é que “esta direcção trabalha em prol dos taxistas” e por isso mesmo, quando foi altura de apresentar o projecto, fizeram primeiro “o trabalho de casa”. Ou seja, “explicamos tudo antes. Explicámos todo o processo e os associados viram que era importante. Os associados confiam na direcção da Associação e sabiam que não iam dar um passo em falso e isso foi meio caminho andado para aceitarem a plataforma”.

Benefício para os clientes
Antes de falar nos custos para os taxistas, o Presidente da Associação de Táxis de Ponta Delgada prefere falar nos benefícios para os clientes. Quer para os que instalem a aplicação e requisitem o serviço de táxis através da mesma, quer para os que utilizem o Quiosque com a aplicação Taxi-Link num hotel de Ponta Delgada, quer para os que liguem para os serviços da Central de Táxis. “Todo o cliente que telefone para a nossa central, enviamos depois uma mensagem a informar o número do táxi, o nome do taxista e o tempo que vai demorar até chegar à porta. Depois a pessoa faz um clique e fica a ver a deslocação do carro. É um serviço personalizado e diferente e não tem nada a ver com o serviço que tínhamos antes. Deixa de haver nos táxis os rádios antigos que faziam muito barulho. É um serviço personalizado e o cliente fica a ganhar”, refere.
António Feleja reforça que os serviços da Associação e os números de telefone da Central (296382000 e o 296 302530) continuam a funcionar. E denuncia que desde que a aplicação Taxi-Link foi apresentada, têm surgido informações até por parte de outros taxistas não pertencentes à Associação, que a Central de Táxis ia deixar de existir, deixando os clientes de mais idade apreensivos. O Presidente da Associação de Táxis de Ponta Delgada esclarece que a central telefónica vai continuar a existir e “o atendimento é igual, como foi sempre, apenas a atribuição do serviço ao taxista é diferente”. E reforça que “a Associação de Táxis continua com os seus números de telefone e operadores” e para os clientes não haverá outros custos. “Só precisam de um telefone para receber a informação com a mensagem do número do táxi e do tempo que vai demorar”, explica.

Alguns custos para os taxistas
Já os custos para os taxistas são um pouco mais elevados, ainda por cima vivendo-se dias de pandemia e de serviços mais escassos. “As coisas têm um custo, mas foi um passo que a Associação teve de dar”, quer para fazer face a outras plataformas que começam a surgir no mercado e até a outros serviços de transporte privado. “Era algo que tínhamos de fazer e fomos quase obrigados a fazer isso para não ficar para trás”, explica ao adiantar que “as coisas estão a evoluir, a cidade também está a evoluir e a Associação não podia ficar para trás e por isso foi um processo ao qual tivemos de dar seguimento”.
O projecto Taxi-Link representou um investimento de cerca de 12 mil euros para a Associação de Táxis, que além da aplicação teve de renovar toda a central telefónica, e quase todos os taxistas tiveram de adquirir um aparelho para trabalhar com a aplicação. E cada um dos associados, além da quota mensal que tem de pagar, tem ainda de despender mais 10 euros para a implementação da aplicação, e por cada serviço que lhe chega, quer através do quiosque do hotel, quer através da aplicação, tem um custo de 0.37 euros. Já os serviços que chegam através da central não têm custos para o taxista. “Tem de se investir para ter retorno”, esclarece.
António Feleja adianta que a Associação de Táxis de Ponta Delgada tem vindo a ser apoiada quer pelo Governo Regional quer pela Câmara Municipal de Ponta Delgada – esta através de um apoio de 14.400 euros no ano passado e o Governo com 14.500 euros já este ano – e por isso não descarta a possibilidade de procurar mais apoios que possam aliviar as quotizações dos taxistas.

Outros apoios
E apela também a outras instituições para que dinamizem acções tal como as que têm acontecido na Ribeira Grande e em Ponta Delgada.
A Câmara da Ribeira Grande, em parceria com a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, implementou a iniciativa “Sabores locais à mesa”, que incluía os taxistas e os restaurantes do concelho, num serviço de entregas ao domicílio. “Os clientes da Ribeira Grande aderiram à campanha, encomendaram muitas refeições em take-away, que eram depois entregues em casa pelos taxistas”, num serviço sem custos acrescidos para o consumidor. “Mas onde os taxistas da Ribeira Grande ficaram extremamente satisfeitos com a adesão a esta iniciativa e foi uma mais-valia nesta altura de pandemia”, explicou. Apenas gostava que a campanha tivesse continuidade – pois já terminou em no último dia de Abril – ou que fossem dinamizadas outras iniciativas parecidas contando com o apoio dos taxistas.
Já a Câmara Municipal de Ponta Delgada tem em vigor o cartão Táxi+, destinado aos cidadãos seniores do Concelho em que disponibiliza 12 viagens anuais gratuitas de táxi para deslocações não urgentes a consultas, tratamentos, internamentos e/ou exames complementares de diagnóstico e terapêutica, devidamente prescritos pelo Serviço Regional de Saúde. Este Cartão abrange todos os cidadãos do Concelho com 65 ou mais anos de idade ou com incapacidade permanente, igual ou superior a 60%, e que já conta com 22 profissionais de táxi inscritos para participar.
Para o Presidente da Associação de Táxis de Ponta Delgada esta iniciativa é motivo de destaque “porque temos muitas pessoas idosas cujos recursos são reduzidos e a Câmara Municipal olhou para o taxista e para o idoso. Ter 12 viagens por ano gratuitas para cuidados de saúde e o taxista receber perante a Câmara, foi um passo importante para os taxistas. A Associação fica satisfeita porque os nossos idosos têm este serviço e sem custos”.
Mas, por enquanto, foram só os taxistas da Ribeira Grande e, agora, de Ponta Delgada, que beneficiaram destas iniciativas, daí ser importante que “outras Câmaras tenham a mesma iniciativa ou semelhante, porque ajudam não só os taxistas mas também os idosos – em Ponta Delgada – e os restaurantes – na Ribeira Grande”.

Regresso à normalidade?
Quanto ao regresso à normalidade no uso do táxi, António Feleja diz que já se notam melhorias mas ainda nada de significativo. “Há uma diferença do ano passado para este ano. Não é uma diferença grande, mas vê-se uma diferença”, nota ao acrescentar que as pessoas já começam a sentir mais confiança. “No ano passado as pessoas sentiam pânico, não sabiam como lidar com essa pandemia, mas hoje em dia já sabem lidar um pouco melhor” e a confiança transmitida pelos profissionais do táxi ajuda a essa confiança. “A imagem de higiene, limpeza, segurança, profissionalismo do taxista, faz com que as pessoas estejam mais à vontade e por isso começa a haver mais pedidos do serviço. Nada fora do normal, mas nota-se um aumento em relação ao ano passado”, afirma.
Com quase 100 associados – em Ponta Delgada, Ribeira Grande e Lagoa – a Associação de Táxis de Ponta Delgada quer continuar a trilhar o caminho do profissionalismo e da inovação, “sempre em prol do taxista”, e ajudando também o cliente.